quinta-feira, 30 de setembro de 2010

3ª Semana: A lei do Processo

“Não é o sonho de uma vida; é um sonho que leva uma vida”

Leia: Gênesis 37:1-36; 39:1-42:6; 47:13-26

Vamos lá, continuar esta missão. Já pensei em desistir, mas vou adiante...

Liderança é investimento a longo prazo. Ninguém torna-se um líder eficiente de um dia para o outro, é necessário que seus liderados o reconheçam como tal e muitos fatores influenciam neste processo. Para que se chegue a um nível de aceitação o líder cristão precisa passar por diversas etapas de desenvolvimento. Ao desenvolver seu caráter, seu relacionamento com Deus e com as pessoas, ele acaba por desenvolver sua capacidade de liderança. Não basta somente que ele tenha uma visão adequada do que fazer e de como fazer, mas que ele tenha a capacidade de mobilizar as pessoas a isso, para isso a maturidade é primordial. José do Egito, por exemplo, sabia onde devia chegar, mas o caminho ainda não era claro para ele, era preciso que ele passasse por experiências de amadurecimento para que adquirisse sabedoria e humildade, características importantes para o cargo de liderança que viria a ocupar mais tarde. Basta observar a vida de grandes homens como Moisés, Josué, José, Daniel, Paulo, etc, para perceber o processo de desenvolvimento pelos quais passaram. Para nenhum deles foi fácil. Cada um possuía uma personalidade diferente, com virtudes e fraquezas, mas a semelhança entre todos é que foram sensíveis a voz de Deus, foram obedientes.

Achei muito interessante a frase-chave deste capítulo “Não é o sonho de uma vida; é um sonho que leva uma vida”. Pois são os sonhos que instigam as pessoas a viver. É pelos sonhos que as pessoas vivem, sem o sonho não há esperança nem perspectiva de mudança. Não estou falando de sonhos como contos fantásticos, estou falando dos sonhos do dia-a-dia que nos movem a objetivos que podem até ser além da vida, mas que determinam nossa vida hoje. Deus dá às pessoas sonhos específicos e junto com eles missões. No início eles não são muito claros, mas a obediência a Deus e a sua Palavra aos poucos revela cada passo a ser dado e no fim toda a jornada é esclarecida, quando se consegue obter sucesso. O Senhor coloca no coração dos líderes sonhos e com eles lhes dá talentos, dons e vocações que lhe permitirão realizá-los. Junto com os sonhos vem inquietações profundas que o comovem e o fazem se mover para o alvo que Deus lhes destinou. Deus ainda permitirá que o líder passe por diversas situações de aprimoramento, de fortalecimento na fé, bem como de dependência dEle. Neste caminho a benção do Senhor não desampara aqueles que são fiéis e que buscam a sua face.

Dentro de cada um de nós é possível ouvir ecoar algo que nem ao menos sabemos explicar, ressoa lá dentro e nos impulsiona, com o tempo isso vai ficando cada vez mais claro e quando não atingimos ou tornamos pleno isto, ficamos frustrados, parece uma canção pessoal que Deus colocou em nós e é isso que chamo de vocação.

Muitos possuem sonhos, mas poucos tem a disposição de ir até o fim atrás deles. Os sonhos de Deus não são fáceis, requerem doses extras de auto-superação. O meu sonho maior é ser uma pessoa coerente com a Palavra de Deus, não quero ser só mais um hipócrita que fala do que não faz, é uma tortura pra mim falar do evangelho e as vezes ser tão diferente dele. Como ser um exemplo pras pessoas se eu mesma não consegui ainda superar velhas coisas? Eu penso que o pecado seja como um vício, uma dependência, com a qual vamos lutar todos os dias de nossas vidas. Ainda bem que temos o nosso grande Consolador, o Espírito Santo para nos ajudar a vencer a nós mesmos.

O meu maior sonho é ser constante na minha atitude de submissão a Deus, na minha decisão de servir a Cristo independente das circunstâncias, na minha capacidade de dizer “Não” às coisas do mundo e de poder anunciar as Boas Novas sem constrangimento algum, como quem não tem medo ou do que se envergonhar e com poder e autoridade vinda de Deus. Eu vou continuar persistindo até o fim, não parar, pois sei que sem Deus não posso viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário