sábado, 25 de setembro de 2010

1ª Semana: A lei do Limite

Leia:

I Samuel 10:17-24, 13: 5-15, 15:10, 16:13, 18: 12-16

II Samuel 5: 1-3, 11:1-5, 14, 15, 26, 27; 12:1-15

Com este capítulo podemos depreender várias lições. A primeira delas é que como líderes somos limitados, mas essa limitação pode ser ampliada, não totalmente extinta, através do aumento da nossa capacidade de liderança. Capacidade de liderança significa a mesma coisa que potencial para influenciar pessoas.

Vemos o exemplo de dois reis constituídos por Deus à Israel, Saul e Davi, e as diferenças de sua capacidade de liderança. Ambos possuíam estórias semelhantes, mas com limites diferentes. Saul parecia o líder nato, por suas características físicas que se sobressaíam aos demais, já Davi era apenas um garoto quando foi ungido por Samuel. Os dois foram aconselhados e ungidos por Samuel, mas ao contrário de Saul, Davi escutava e temia o profeta de Deus. Saul deixava se levar por seus caprichos, seduzido pelo poder que sua posição lhe dava, não mais buscava a sua fonte de autoridade no Senhor, mas passou a basear seu reinado em sua pessoa. Não era obediente, humilde e muito menos sabia reconhecer suas falhas e se arrepender. Em seus momentos de erro, não voltava-se para Deus, pedindo perdão, era orgulhoso e permanecia intentando em seus desígnios. Já Davi possuía uma enorme capacidade de se arrepender e buscar o Pai. Ele era apaixonado por Deus e sabia que sua infidelidade o afastava d'Ele. Além disso, ele percebia que a consequência de seu pecado atingia o seu reinado, isto é, reconhecia que a fonte de seu poder era o próprio Deus. Na liderança cristã, quando confiamos na força de nosso braço acabamos líderes frustrados, porque não conseguimos ampliar alguns dos nossos limites.

È importante, portanto, saber quais são os nossos limites, pois alguns podemos ampliar, outros só com a intervenção divina. Para ampliar os limites é necessário coragem, fé, força de vontade, iniciativa, capacidade de reconhecer que se é dependente do outro. Conforme vão-se ampliando os limites individuais do líder maior sua capacidade de influenciar pessoas.

De forma pessoal, acredito que meus principais limites são dificuldades no relacionamento com as pessoas, por exemplo, levo muito tempo pra construir amizades, desenvolver relações de confiança, pois sou bastante desconfiada, não gosto de forçar intimidade com as pessoas. Além disso, tenho dificuldade em me adaptar a alguns comportamentos, talvez por isso essa barreira em fazer amizades. Tenho dificuldade em reconhecer que sou dependente, embora já esteja melhorando nessa área. Sou bastante crítica, questionadora, tenho dificuldade em me submeter a uma autoridade ou ordem que pra mim não faça sentido, sou teimosa, etc, etc... Vários defeitos. Mas acredito que o que realmente importa é reconhecê-los e trabalhá-los. E isto vem com a vivência, as experiências que Deus vai possibilitando para que cresçamos. Outros limites são relativos a minha vida espiritual. È necessário cada vez mais conhecimento de Deus e de sua Palavra. Preciso exercer mais a minha fé e a minha confiança n'Ele. Buscar em Deus a força que preciso pra vencer todas as barreiras, superar a mim mesma. Como preciso de Deus!

Um comentário:

  1. Parabéns Paulinha, texto muito bom, além de bem escrito, sincero, continue, saiba que grandes escritores começaram fazendo textinhos pequenos, e nós precisamos ser relevantes, a sociedade considera os cristãos como alienados, eu a desafio a mudarmos esse estigma. Abração!

    ResponderExcluir