quarta-feira, 11 de abril de 2012

A iniquidade do homem e a graça de Deus

A Bíblia nos diz que o homem foi criado para ter um relacionamento de intimidade com Deus. Adão e Eva se encontravam todos os dias com o Senhor no Jardim do Éden, mas um dia esse relacionamento foi quebrado quando o homem desejou em seu coração desobedecer a Deus, pela soberba de querer ser como o Criador, pela vontade de conhecer o bem e o mal. E isso teve sérias consequências para toda a humanidade. 

Não escolhemos nascer pecadores, entretanto herdamos essa condição de nosso precursor Adão que representava toda a humanidade no  Éden: 

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Romanos 5:12)

"Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe." (Salmos 51:5)


"pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:23)

Pecado é tudo aquilo que nos distancia da vontade de Deus. Quando deixamos de realizar o que Deus quer para realizar nossa própria vontade estamos pecando.

Dessa maneira, assim que somos gerados já estamos submetidos a ser escravos do pecado. Ninguém está isento de tal maldição nem da condenação de morte:

"porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23)

Agora você pode estar pensando que nisso há alguma injustiça, porque não escolhemos o caminho do bem e do mal, mas já estamos condenados. 

O pecado separou o homem de Deus e contaminou toda carne com sua presença. A consciência do homem também foi corrompida para que fosse incapaz de se submeter à vontade de Deus. Por isso, de forma natural estamos distanciados do nosso Criador.

Deus não é injusto, pelo contrário. Te digo que a justiça de Deus reside no fato de mesmo o homem ter sido o autor do pecado, por meio da desobediência original no Éden, Deus não nos deixou à própria sorte. 
Ele se importou de maneira excepcional com a humanidade e a trouxe a si de volta por meio da reconciliação na morte de Jesus Cristo na cruz. Jesus morreu de forma a substituir a cada um que nele cresse:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)

Ser deixada à própria sorte seria o pior castigo ao qual a humanidade poderia ser submetida (para compreender melhor essa questão leia Romanos capítulo 1 do verso 17 a 32) :

"Estabeleceste, de fato, e efetivamente acontece, que toda alma desregrada seja seu próprio castigo" Agostinho em "Confissões".

"E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental repróvavel, para praticarem coisas incovenientes" (Rm 1:28)

Todos pecamos, a Bíblia diz que "Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus, todos se extraviaram;à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer" (Rm 3:12). Portanto, não há ninguém melhor ou merecedor de perdão, porque somos incapazes de praticar obras aprovadas por Deus. Entenda que o  pagamento merecido pelo nosso pecado é a morte, só merecemos a condenação eterna e não há nada, nada mesmo que possamos fazer para apagar nossas falhas. Somos escravos de nossa própria disposição ao erro.

Precisamos do favor de Deus para nos achegar novamente a Ele através de Cristo, precisamos de Sua GRAÇA:

"Ele nos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência (...), porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós é dom de Deus" (Efésios 2:1,2 e 8)

A graça de Deus opera em nós por meio da fé. Precisamos crer que Jesus Cristo foi na cruz nosso substituto no pagamento do salário do pecado e que foi plenamente eficaz para nos libertar do julgo da escravidão a que estávamos submetidos.

Atenção: quando se tenta apreender a Deus por meio de conceitos, incorre-se no engano de esbarrar na limitação de nossa cognição humana:

"O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (I Co 2:14)


Conhecer a Deus é experimentar Sua revelação em Cristo por meio da Graça. Só assim nosso intelecto pode experimentar a vivacidade de se livrar de uma racionalidade morta para descobrir e entender as coisas concernentes a Deus, passamos então a compreender o princípio da Soberania e Justiça de Deus e como Ele é misericordioso em nos trazer salvação, quando nós somos éramos totalmente rebeldes e desobedientes.

Se desejas conhecer mais de Deus e alcançar a Verdade, saiba ela existe e é imutável, leia a Bíblia com o coração aberto e peça a Deus que derrame Sua graça sobre a tua vida. Confie, pois o Senhor tem prazer em resgatar os pecadores e vai te revelar Sua grande misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário